Feeds RSS

O // Lisbon Lab disponibiliza aos seus leitores 2 feeds RSS principais:

Mas o que são Feeds RSS:

Um canal RSS, normalmente apresentado como Feed RSS, ou simplesmente RSS (Really Simple Syndication) é um formato de sindicância de conteúdos Web.

De uma forma simples, o RSS é um ficheiro de XML (eXtensive Markup Language), que permite avisar os leitores de um determinado website, da existência de novos conteúdos (posts, notícias, notas de agenda, etc), sem necessidade de o visitar. Dependendo das opções definidas, através deste ficheiro, os leitores poderão ter acesso:

  • Apenas ao título do novo conteúdo publicado;
  • Ao título e ao resumo do novo conteúdo publicado;
  • À totalidade do novo conteúdo;

Como se utilizam os canais RSS?

Os canais RSS utilizam-se através de agregadores de conteúdos. Um agregador de conteúdos permite a subscrição e a leitura de vários canais RSS.

Existem 2 tipos de agregadores de conteúdos:

  1. Agregadores desktop: Programas que se instalam no computador, como por exemplo o FeedReader. Neste caso, o leitor será informado da existência de novos conteúdos num determinado website subscrito, automaticamente e periodicamente, desde que o programa esteja a funcionar.
  2. Agregadores online: websites que apenas necessitam de um simples registo, mas onde se pode subscrever um número infinito de canais RSS. O agregador online mais conhecido é o Bloglines. No caso destes agregadores, o leitor será informado da existência de novos conteúdos num determinado site subscrito, quando visitar o agregador online. Ou seja, através da visita a um agregador online, ou seja, um único website, o leitor é informado sobre possíveis actualizações nos vários websites que tenha subscrito.