Mercedes ou BMW?

Se não forem exímios conhecedores de carros, experimentem olhar para a fotografia seguinte e tentar advinhar qual a marca deste SUV, Mercedes ou BMW?

Desde que me lembro que sou fã da Mercedes-Benz, desde o Classe A até aos coupé AMG, com especial apreço pelas carrinhas, como a mais recente Classe C station.

Mas é claro que a BMW também teve e terá sempre os seus encantos, como por exemplo as suas atuais carrinhas 320 e 520 D ou mesmo o Série 5 Gran Turismo (que carro assombroso – no bom sentido).

Mas este post não é sobre o meu apreço sobre a Mercedes ou a BMW, mas para constatar um facto bem visível na imagem inicial, estes 2 fabricantes estão cada vez mais parecidos nas suas apostas.

Como alguns de vós já terão descoberto por esta altura, o carro da foto anterior é o MLC, um concept car da Mercedes, destinado a concorrer com o BMW X6. E não haja dúvidas que me parece um carro muito bem desenhado, bastante apelativo. O único aspecto negativo é o facto de o MLC ser demasiado parecido com o seu mais directo concorrente, precisamente o BMW X6.

Ao mesmo tempo, temos a BMW a entrar em segmentos novos, como por exemplo o segmento dos monovolumes compactos com o Serie 2 Active Tourer (do qual gosto bastante, sobretudo na versão Série 2 Gran Tourer, pelos 7 lugares, mas sobre isso espero poder falar noutro post, nas próximas semanas), um carro que na minha opinião, sem contar com a grelha frontal, poderia perfeitamente ser a evolução da classe B da Mercedes-Benz.

Espero que no futuro não continuemos a ver mais semelhanças entre as ofertas destes 2 fabricantes germânicos e que o MLC tenha sido uma coincidência. Vamos ter de esperar para ver, mas para já podemos afirmar que com raras excepções, estamos perante 2 marcas com a sua própria identidade.