CAPTCHA Type-In

Exemplo de um captchaRecentemente trabalhei num projecto, no qual por motivos de segurança, foi necessário introduzir um CAPTCHA.

Para quem não está a ver o que é um CAPTCHA, e de uma forma bastante resumida, um CAPTCHA (acrônimo da expressão “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”) é um teste cognitivo, que permite distinguir humanos de computadores, motivo pelo qual tem vindo a ser utilizado em sistemas, aplicações e websites como uma ferramenta anti-spam.

É bastante comum encontrar CAPTCHAs, pequenas imagens contendo letras ou números, ligeiramente distorcidos, em formulários de registo, comentários, como o apresentado na imagem anterior.

No entanto, a verdade é que do ponto de vista da experiência de utilização, um CAPTCHA é sempre algo bastante frustrante e incomodativo, sobretudo porque na maioria das vezes, é de difícil resolução. É bastante frequente as pessoas terem dificuldade em conseguir identificar corretamente as letras presentes no CAPTCHA.

Eu compreendo que em determinadas situações é inevitável a introdução de um mecanismo que evite que bots, criem spam ou acedam a determinada informação indevidamente, porém para assegurar uma melhor experiência aos utilizadores teremos obrigatoriamente de encontrar novas soluções, mais simples, intuitivas e usáveis.

A Solve Media tem uma solução alternativa bastante interessante, como podem ver no vídeo seguinte, à qual chamaram CAPTCHA Type-In. Em vez de apresentar ao utilizador uma imagem contendo letras ou números distorcidos, o CAPTCHA Type-In caracteriza-se por ser uma espécie de banner publicitário a um produto ou serviço, contendo um slogan, que tem de ser introduzido pelo utilizador. Segundo a Solve Media, um CAPTCHA normal leva aproximadamente 14 segundos a ser ultrapassado, enquanto para o CAPTCHA Type-In apenas são necessários 7.

Na página “Creative Gallery” da Solve Media é possível ver vários exemplos do CAPTCHA Type-In, como por exemplo este relativo a uma campanha do McDonalds.

mcdonalds_displayPondo de parte as questões da robustez e do nível de segurança desta solução, o CAPTCHA Type-In parece-me ser uma ideia bastante interessante e criativa, ao aliar algo tão frustrante como um CAPTCHA com a transmissão de uma mensagem publicitária, de simples percepção por todos, num resultado que me atreveria a afirmar ser benéfico para todas as partes.

O que vos parece esta ideia?

Como nota adicional, segundo esta discussão no StackOverflow, é possível arranjar quem efetue 500 testes em CAPTCHAs por apenas $12, o que diminui a utilidade do CAPCTHA como obstáculo para o uso abusivo de um determinado serviço.

Foto autoria de: jasonEscapist via Compfight cc

  • http://twitter.com/imhugo Hugo Fernandes

    Eu diria que essa solução resolve dois problemas de uma vez. Muito bom mesmo. 

  • http://twitter.com/sergiocarvalho Sérgio Carvalho

    Nós usamos esta solução no blog.com. Tem dado excelentes resultados, mas suspeito que é um bocado porque não é ainda muito popular. Os captchas de campanhas são bons, mas quando não têm campanhas servem um captcha que é muito facilmente automatizável com um OCR ultra básico.

  • Pingback: Captchas aborrecidos com alternativas