HP Thouchpad

HP Touchpad
HP Touchpad

Quando há uns meses li que a HP ia ter um evento em Fevereiro, relacionado com a Palm e com o WebOS, fiquei desde logo bastante curioso e expectante com o que este evento poderia trazer de novo, sobretudo pela mensagem enigmática presente no convite: “Think Big / Think Small / Think Beyond“.

Finalmente com a realização deste tão aguardado evento, pudemos finalmente ver todas as nossas dúvidas esclarecidas. Como a maioria pensava, este foi um evento para a HP apresentar os seus novos equipamentos WebOS: 2 smartphones, o Veer e o Pre3 e um tablet, o TouchPad.

As minhas expectativas eram sobretudo relacionadas com o aparecimento de um tablet, com um bom desempenho, a correr o WebOS. Infelizmente nunca experimentei o WebOS, mas pelo diversos screenshots que tenho visto, tenho bastante curiosidade em experimentá-lo, uma vez que parece ser bastante intuitivo e fácil de utilizar.

Mas voltando às minhas expectativas, acho que a Apple precisava que aparecesse um verdadeiro concorrente para o iPad. Por princípio acredito (talvez com excepção do caso das gasolineiras) que a verdadeira concorrência é bastante saudável, contribuindo para que o cliente/utilizado seja melhor servido, o que neste caso, passa por teremos equipamentos cada vez mais potentes, com mais funcionalidades, com interfaces mais usáveis e intuitivos.

Daquilo que vi até agora, o TouchPad parece-me ser um bom concorrente ao iPad, uma verdadeira alternativa capaz de seduzir muitas pessoas.

Infelizmente a versão com WiFI apenas estará à venda no início do Verão e as versões 3G e 4G só mesmo para depois do Verão, sendo que estas são datas para os EUA, não se sabendo ainda quando é que estes equipamentos estarão disponíveis na Europa e sobretudo em Portugal. Do mesmo modo também ainda não se sabe qual será o preço do TouchPad. Pode ser que venha a ser uma excelente prenda para este Natal.

Com o evento de hoje, acho que a HP elevou o nível dos tablets, pelo que está nas mãos da Apple surpreender novamente o mercado, no lançamento do iPad 2.

Por último, caso exista por ai alguém da HP a ler este post, se tiverem algum equipamento com webOS que possam emprestar, teria todo o gosto em, durante uns dias, deixar o meu iPhone em casa, para poder experimentar um Pre, ou algo semelhante.

  • Pedro Cardoso

    Podes instalar as developer tools da Palm e correr o webOS no emulador.

    Funciona muito bem, diria que melhor que no device. O Pré (1) é um pouco fraco, não faz justiça ao webOS.

  • Anonymous

    Boa ideia.
    Acho que vou fazer mesmo isso.