Zon vs Meo

Televisão

Na sequência da recente actualização do interface das boxes tradicionais da Zon TV Cabo, estou a tentar escrever um artigo de comparação entre os interfaces das boxes da Zon TV Cabo e da box do Meo.

Para tal, gostaría de contar com a vossa colaboração, através da partilha da vossa opinião sobre o serviço que utilizem, no espaço de comentários deste post ou enviando-me um email para hugo.silva@lisbonlab.com, comunicando-me a vossa disponibilidade para responderem a 2 ou 3 perguntas sobre a vossa experiência.

33 responses for Zon vs Meo

  1. Venham de lá essas perguntas (MEO here) 😉

  2. Porque não avescentar aí “vs SmarTV”?

  3. Porque não acrescentar aí “vs SmarTV”?

  4. jorge says:

    A SmartTV existe? É que da minha adesão ao serviço nem sombras… apagaram pura e simplesmente o processo e a iniciativa de venda foi deles.

  5. Ivo Gomes says:

    Não sei se te estás a referir ao interface da Zon HD ou da Powerbox, mas conta comigo. Também estou a pensar escrever um post sobre a má usabilidade do novo interface da Powerbox (não HD).

  6. Nuno says:

    Podes contar comigo. (zon powerbox)

  7. A comparação é fácil:

    Meo: funciona.
    Powerbox: não funciona.

  8. Suka says:

    Conta comigo!
    Tenho Meo em casa.

  9. Tiago G says:

    Venham daí essas perguntas. Tenho a powerbox da Zon – TV Cabo.

  10. Podes contar comigo, tenho powerbox da Zon.

  11. Paulo Pires says:

    eu tenho HD Box da ZON. lenta, mas usável. uma BOA review entre o Meo e este serviço podem ser encontradas na Exame Informática do mês anterior.

  12. Estou disponível também para responder.
    Sou cliente da Zon TVCabo desde o principio do ano e agora com este update fiquei MESMO descontente.
    Se calhar ponho a Box HD.

  13. Venham de lá essas perguntas. 🙂
    Meo desde Janeiro. TVCabo (agora Zon) durante 6 anos antes disso…

  14. Tiago G says:

    Já recebi o questionário mas estou com uma dúvida na pergunta nº. 4, porque a Powerbox da Zon voltou a sofrer uma nova actualização de interface (e funcionalidades) à poucos dias atrás, não sei se todos os clientes já foram afectados…

    Dou as respostas…
    – tendo em conta este último update feito à uns dias atrás?
    – ou o outro update feito à mais de um mês?

  15. Jose Silva says:

    A ZON usa tecnologia por cabo com net e tv com bandas separadas.
    A MEO usa ADSL com o serviço de TV em cima de IP.

    ADSL sofre de um problema conhecido por ‘LAST MILE’ que é o par de cobre que vai da central telefónica até ao nosso modem e que limita geralmente as velocidades que se conseguem obter na prática. Em muitos casos, basta chover para aumentaro ruído e baixar ainda mais a velocidade. Quanto mais longe estivermos da central, mais ruído, menos banda….

    Na ZON, os canais estão todos disponíveis na BOX. E tanto podemos ver os canais pelo sinal digital da box, como pelo sinal analógico convencional, ao mesmo tempo em diversos televisores se for necessário.
    No MEO, a BOX só tem o canal que está a receber da central telefónica.

    Na ZON, podemos ver os canais de televisão em simultâneo que quisermos, seja via sinal analógico, seja um por cada box instalada. A largura de banda da internet, não é afectada.
    Na MEO, cada canal que estejamos a ver gasta 3 ou 4Mb da largura de banda disponível na linha ADSL. …se for em alta-definição, este valor aumenta para 5 ou 6Mb. Se estivermos a ver um canal e a gravar outro, duplicamos a banda utilizada.

    Neste momento, independentemente dos canais de televisão visionados em simultâneo, já podemos ter net até 30Mbits com a tecnologia por cabo. Velocidades inalcançáveis pela tecnologia ADSL actual que não se prevé que possa crescer muito mais, devido às limitações do par de cobre entre a nossa casa e a central telefónica.

    O cabo continua com margem para crescer e continua de facto a aumentar as velocidades. Como será dentro de 2 ou 3 anos?
    O ADSL, como já disse, está nos limites já hoje. Os clientes de tecnologias ADSL vão ver-se ‘ficar para trás’, ou migrar para soluções cabo se/quando surgirem.

    Já li também que a ZON Box tem maior capacidade e maior qualidade que a da MEO. Nomeadamente que a ZON é FULL HD, enquanto a do MEO é apenas HD Ready.

    Como já referi no post acima, recomendo a tecnologia cabo e não recomendo a tecnologia ADSL.

  16. André Tavares says:

    Exactamente sr José Silva!
    Nem mais nem menos…

    Já fui cliente TVCABO, CABOVISAO e agora converti-me á MEO…..Grande erro!

    Tenho 4 Tv’s em casa, para cada uma, uma MEOBOX, para cada MEOBOX mais 2,48€….mas atenção!

    A MEO apenas trabalha com 3 MEOBOX’s, serviço limitado!
    Também tenho Internet, quando ligo 2 Tv’s…downloads, chapéu!

    Na altura da instalação o técnico(PTCOM) disse-me que já havia uma reestruturação nas centrais para mudar do cabo normal para fibra óptica, tal como já utiliza a CABOVISAO! E ai sim, o sinal iria aumentar!

    A ver vamos…

  17. Caro André Tavares,

    Não é preciso ser um génio das redes de computadores para ver que o que quer é algo impossível.

    Cada box Meo precisa em teoria de 8Mb de largura de banda para funcionar. Pondo o caso de o senhor viver a 10 metros da central telefónica, consegue 24Mb da sua linha ADSL.
    Isto quer dizer que se tem 3 boxes ligadas ao mesmo tempo ficaria sem largura de banda para a Internet. Se tem 2 boxes ligadas ficaria com 8Mb para a Internet. Se tem 1 box ligada ficaria com 16Mb para a Internet.

    Como não vivemos num mundo ideal e é pouco provavel que tenha uma ligação perfeita para a central ADSL, não tem os 24Mb de largura de banda disponíveis na sua linha telefónica.

    Agora pergunto como é que quer por isso a funcionar?

    Uma coisa é criticar um serviço usando-o correctamente, outra é tentar fazer coisas fisicamente (sim, há Física envolvida) impossíveis!

    Atentamente,

    Miguel Nogueira

  18. […] sobre os principais operadores de televisão em Portugal, tal como podem ler nestes 2 posts: Zon vs Meo e Zon vs Meo vs […]

  19. codedmind says:

    @Miguel Nogueira! O máximo que largura de banda são uns 5mb para os canais HD! Onde raio foste buscar os 8mb? Então os clientes que ficam sincronizados a 8mb ficam sem internet!?

    PS: Uma coisa é defender um serviço só porque sim, outra é saber o que se diz!

  20. André Tavares says:

    ??
    Decidam-se 8m ou 5mb?

  21. Rui Silva says:

    Só vos posso dizer uma coisa, é que a rede coaxial da zon está ainda subaproveitada, estamos a falar de cerca de 800mhz de largura de banda, dos quais só cerca de 500 estão a ser utilizados, ou seja é uma rede com muito potencial e preparada para o futuro, em relação á meo só tenho a dizer uma coisa, a publicidade aliada a gatos engraçados cativa muita gente, como aconteceu André Tavares que citou “Já fui cliente TVCABO, CABOVISAO e agora converti-me á MEO…..Grande erro!”

  22. Carlos says:

    Podes enviar o questionario.
    Tv cabo desde o inicio +- 15 anos
    Meo – ano e meio

  23. Carlos DE França says:

    Viva….Sinceramente é de apreciar toda a competênçia …mas sinceramente…o que pensam os Sr.s Bloguers …se falarmos em preços dos serviços de televisão…de Portugal comparados com com os da Europa dita…desenvolvida em relação ao poder de compra de um exemplo da classe média europeia Exemplo o salário minimo em Portugal ..penso ser de 450 Euros ……e na Europa..??? Exemplos -França-1200Euros -Belgica 1600.Euros—Luxembourgo 1900 euros…
    Agora caros …bloguistas …ajudem-me por favor a compreeder (não a parte das velocidades em MB) …mas sim ..as diferenças habismais…de preços de assinaturas mensais …e não esquecendo as obrigações contratuais ..por vezes maliciosas e carregadas de “armadilhas”..para obrigarem a uma fidelidade …ditadurial…. que esses contratos bem elaborados e pré -concebidos com o objectivo de defraudarem o inocente e ingénuuo cliente “” O ZÈ POVINHO “”..
    Caros compatriotas ..por favor ..não percam tempo com discussões tecnicas …por favor olhem mais a direito e tentem sensibizar-se com aquilo que se passa na Europa….ou será que isso não interessa ….será que discutir a parte tecnica é como falar de uma qualquer religião onde os vários intervenientes saboreiam o cachimbo do ópio do Povo…Visto isso só posso pensar que os meus compatriotas de Portugal estão proibidos de conhecer a realidade do mundo …a tal ditadura ..do obscurantismo ainda é viva…. O povo está cego …Ah..eu não tenho identificação partidária..somente sou um cidadão que gosta de cumprimentar as pessoas com um real “BOM DIA “

  24. Frederico R. says:

    Instalei a Meo há pouco mais de uma semana e já me irritei o suficiente para ter vontade de deitar as caixas pela janela fora.
    Bem sei que a irritação não é propriamente um argumento, mas é uma consequência da quantidade de falhas no serviço que tenho tido. E essas falhas já são de considerar.
    Tenho duas televisões, internet e telefone. O telefone tem interferências, a TV trava todos os dias e por vezes consecutivamente durante longos períodos e a internet acompanha. A opção de compra de canais, dos quais tenho direito a escolher dois pacotes gratuitamente, está sempre indisponível. Já para não dizer que me trocaram o nº de telefone na instalação. Enfim…
    Já reclamei mais que uma vez, mas continuo à espera de resposta efectiva. Ou melhor… eu já não espero nada; estou tentado a mudar tudo para a Zon, visto que tinha tudo por serviços diferentes e a TV da Zon (que tenho, sem a polémica box) não tem destas falhas.
    A Meo seduz por várias coisas boas que efecivamente tem, mas o trabalho que me fizeram arrasou por completo a confiança que necessariamente temos de ter para contratar um serviço.

  25. joão pinto says:

    bom dia meus caros,
    depois de ler todo o conteudo deste blog
    em 1 lugar devo dizer que acho maldade por parte dos senhores que compararam a pwr box com a meo box visto ser mais justo compararem a meo box com a zon box dvr o que mete a tal meo box num canto com po…..lol
    alem de que qualquer empresa tem os seus problemas e a zon tvcabo cada vez esta melhor sem duvida aconselho a visitarem o site da anacom e facam comparacao a nivel de reclamacoes efectuadas sobre as duas empresas nao esquecendo a quantidade de clientes que ambas as empresas tem.
    como por exemplo conheço uma pessoa que contractou o serviço da meo e teve aqueles fantasticos trez meses gratuitos…apesar de muitos problemas ele pensou que irriam ficar resolvidos e como era a oferta dos trez meses tambem nao se preocupou.no final desses alegados 3 meses o serviço ainda ficou pior e ainda teve um bonus de factura de 600 euros para pagar ele tentou desistir dos serviços mesmo pagando a linda factura disseram que estava fidelizado durante 12 meses
    que bons serviços …..
    acho muito bem que exista concorrencia mas nao e este tipo de serviço que vai fazer concorrencia a zon tv cabo
    obg

  26. Jorge Fernandes says:

    Meo nunca mais, aderi ao serviço nos primeiros meses de este ter sido lançado e foi um ano e poucos meses de problemas constantes pois tive que levar o contrato até ao fim e não houve um único mês que não ligasse para a linha de apoio ao cliente, que de “apoio” não tem absolutamente nada, tinha o serviço em apenas uma tv e praticamente não utilizava o serviço de internet pois tive que meter Clix porque até a net do Meo é má, com os canais Jukebox que é um pacote de canais Premium de musica e que durante o dia tinham várias paragens de alguns segundos e surgiam-me também uns ecrãs de bloqueio com uma mensagem que dizia “pressione a tecla OK para desbloquear” a qual ficou gasta de tantas vezes ser pressionada mas após esta ser pressionada o serviço continuava a funcionar durante alguns minutos até ao próximo bloqueio, os técnicos pura e simplesmente não conseguem resolver este problema chegaram-me a pedir alguns dias pois estavam a tentar resolver o problema junto do fabricante de MEObox e tinham a distinta lata de me cobrar a utilização deste pacote de canais como se estivessem a funcionar e o qual mantive até ao final do contrato pois estava com constantes promessas de que o problema iria ser resolvido. Substituíram-me a box o router fizeram-me testes à linha (vivo no centro do Porto a poucos de uma central) até que numa das várias deslocações de um técnico este me disse este problema de paragens e bloqueios constantes do pacote Jukebox era conhecido e que este mesmo técnico não poderia fazer mais nada ao alcance dele para resolver a situação. A certa altura comecei a tomar nota dos nomes de pessoas do Helpdesk com quem falei:
    Aida Vão
    Mariana Reto
    Susana Roxo a 14/08/2008
    Joana santos a 18/08/2008
    Dulce Faustino a 21/08/2008
    Carla Loução a 21/08/2008
    Pedro Barrigó a 22/08/2008
    Bruno Zorro
    Ana Matos
    Lilia Espírito Santo
    Sérgio Carmo 1/10/2008
    David Silva 6/10/2008
    Mariana Reto 16/10/2008(novamente)
    David Silva 28/11/2008 (novamente)
    José Albuquerque 23/12/2008
    Manuel Santos 24/12/2008
    André Vale 28/12/2008
    António Letras 05/01/2009
    Lilia Santos 06/01/2009
    André Hilário 08/01/209
    Sérgio Pimenta 13/01/2009 Facturação

    Alexandre Pussacos 16/01/2009
    Ricardo Guerreiro 16/01/2009 pediu-me para aguardar ate ao final do mes para resolverem o problema nem resposta me deu.
    Carlos Costa 03/02/2009 pedi para falar com um superior mas esre recusou o meu pedido
    Inês Silvestre 03/02/2009
    Fábio Marques 03/02/2009 área comercial comecei a pedir o desconto dos canais jukebox na factura mas mais desculpas disse-me que estava sem sistema para ligar mais tarde
    José Ventura este foi mais optimista deu-me a certeza que a avaria tinha sido resolvida até eu constatar o contrario
    Bruno Lobo
    Carlos Costa 04/02/2009
    Marco Grácio 04/02/2009 Departamento comercial, este redigiu um carta interna, nem resposta tive
    Sónia Matos 11/03/2009 muito mal educada e que me disse que se o serviço não funciona que o mandasse desligar, pois se não tivesse o período de fidelização já o tinha feito há muito tempo… Mas foi o que fiz assim que terminou o período de fidelização.

    Já Utilizei alguns ISPs mas de longe o MEO foi o pior

  27. Respondendo ao João Pinto:

    Sou cliente ZON TVCabo (só televisão) e tenho desde Janeiro uma ZonBox DVR+HD e tendo já brincado com a Meo Box posso-te dizer que deixa a da Zon a um canto.

    Jorge,

    Eu tive uma situação similar com a Oni enquanto tinha o serviço OniDuo. A melhor solução é mesmo essa. Mudar.

  28. joão pinto says:

    desculpa miguel nogueira mas nao concordo a qualidade de imagem e muito inferior como o tempo de gravaçao.
    depoisvc aluga um equipamento de alta defenicao e nem pode tirar partido dele se nao comprar a parte o cabo de alta defeniçao chama isto por a zon a um canto.com eles fazerem publicidade a fibra optica e nem garantem as velocidades inferiores que sao ridiculas como aqui ja foi referido.

  29. joão pinto says:

    so tenho de dar os parabens a zon por ter deixado a parceria com a pt

  30. bruno silva says:

    boas
    tenho a zon em casa, funciona bem a box (hd+) a net navego a velocidade contratada 10mb e o telefone nao falha, para alem de ser mais barata que a meo, contudo em relaçao a boxes dvr a meo neste momento tem uma vantagem que é na gravaçao ja que a da zon as vezes “encrava”. no resto a meo fica encostada a um canto (para o meu caso), mas se calhar para quem quer so alguns canais e um telefone a meo ate funciona bem (SEM NET), quanto a preços é mais cara sem duvida (meo 34,40 no minimo 60 canais + telefone ilimitado) = 30,90 serviço tv + voz e + 3,50 da box,
    zon 70 canais + telefone ilimitado 29,90 (pois nao tem de ter box, e agora a power box ta sem aluguer), quanto a separaçoes a tv cabo so saiu da pt porque foi obrigada a faze-lo pela autoridade da concorrencia, senao ainda hoje nao havia ninguem on nem nenhum meo, inda tava tudo farinha do mesmo saco, ou seja, incertos a facturar, serviço tecnico uma porcaria, (tanto em pt como em tv cabo quando eram do mesmo grupo)

  31. A comparação é fácil:

    Meo: funciona.
    Powerbox: não funciona.

  32. Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *