Sapo Unplugged 08 – Aveiro

SAPO Unplugged08 - Seminário de Usabilidade

No âmbito do SAPO Labs, realizou-se ontem, na Universidade de Aveiro, um seminário de usabilidade com a presença de vários oradores, com principal destaque para Henning Fisher, consultor da Adaptive Path.

Depois de ter perdido o último seminário de usabilidade, que se realizou em 25 de Março, no auditório da Microsoft, no Oeiras Park, a presença de um orador internacional, consultor de uma das empresas referência em usabilidade foi motivo mais do que suficiente para justificar uma ida à Aveiro.

Antes do resumo do dia, uma nota de agradecimento para o pessoal do SAPO pela boleia no autocarro que os levou.

Laboratório do SAPO

Uma vez que chegámos à Universidade de Aveiro antes do almoço, ainda tivemos oportunidade de conhecer o laboratório do SAPO.

Não tinha qualquer expectativa sobre a mais recente iniciativa do SAPO, mas pelo que vi, parece ser algo que poderá vir a dar frutos no futuro, caso seja devidamente acompanhada.

Henning Fisher – Adaptive Path

Ao contrário do que esperava, o Henning Fisher nao apresentou uma apresentação especifica sobre usabilidade, mas a apresentação “ Stop Designing Produts (and start designing experiences)” (podem fazer donwload da apresentação tipo do link http://www.adaptivepath.com/blog/wp-content/uploads/2006/09/stop_designing_products.pdf . Se não estou errado, julgo que foi a mesma apresentação (ou pelo menos muito parecida) com a que o Peter Merholz deu na SHiFT 2006, que na altura não consegui assistir.

Para mim foi uma apresentação muito interessante, com uma mensagem central muito vincada, Mais importante do que criar produtos, o importante é criar boas experiências, que cativem os utilizadores.

A hora das Universidades

A seguir ao Henning foi a vez de Oscar Mealha e Florin Zamfir, da Universidade de Aveiro apresentarem “Information Vizualization for Web Log based Management System”, que como o próprio nome deixa perceber consistiu na apresentação de uma aplicação de visualização do modo de utilização de um website. De estranhar a introdução, demasiado académica para este género de evento, em que por vezes parecia que o orador e a plateia não falavam a mesma língua.

Antes do Coffee-Break foi ainda possível assistir a Pedro Branco falar-nos do programa “Olha pra mim” que consiste em analisar as expressões faciais dos utilizadores de um website.

Ivo Gomes – Prototipagem em papel

A segunda parte da conferencia comecou da melhor forma, com uma excelente apresentacao do Ivo Gomes sobre “Prototipagem em papel“.

Basicamente o Ivo apresentou uma série de informacao sobre esta metodologia, incluindo as vantagens e desvantagens deste tipo de prototipagem face a protótipos de alta fidelidade. Ao invés de descrever aqui a sua apresentação, poderão fazer download da mesma, na página http://www.ivogomes.com/apresentacoes/.

Bruno Figueredo – Estudo de Usabilidade da Homepage do SAPO

Seguiu-se Bruno Figueredo, consultor de Usabilidade e Presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, que apresentou um resumo do estudo de usabilidade da homepage do SAPO. Este estudo foi realizado entre 2006 e 2007, ao longo de quase 1 ano, tendo resultado na nova homepage lançada em Abril ou Maio de 2007.

Pedro Custódio – A usabilidade no Sapo

Por último, mas não menos interessante, tivemos a apresentação do Pedro Custódio que nos falou da importância da usabilidade no processo de desenvolvimento. De acordo com os slides apresentados pelo Pedro parece que o SAPO está desenvolver uma série de esforços de forma a que a usabilidade seja uma prioridade, em todos os projectos, desde o seu início.

A avaliar por situações anteriores, julgo que o Pedro irá disponibilizar, em breve, esta apresentação no seu blog.

Em síntese acho que foi um evento interessante, no qual pude aprender algumas coisas, e sobretudo confirmar que o trabalho que tenho desenvolvido nos últimos tempos está de acordo com o que é praticado noutras empresas. Fico à espera do próximo evento no âmbito dos SAPO Labs.