Macbook crash

ecrã de crash do Macbook

Há cerca de 2 semanas, o meu Macbook teve um súbito crash (semelhante ao da imagem anterior). Apesar de ser uma coisa rara, não foi a 1.ª vez. Desde que fiz o upgrade para o Leopard deve ter sido a 5.ª vez que ele crashou, e a verdade é que há alguns meses que não crashava. Como das outras vezes, em princípio um restart manual, seria suficiente para ter a máquina a trabalhar novamente.

Arranque do Mac OS X 10.5 - Leopard

Infelizmente após reiniciar o Macbook, o Leopard não carregava. O computador iniciava com um ecrã cinzento semelhante ao da imagem anterior e de repente desligava-se. Eu tentava ligá-lo novamente, ele arrancava com o ecrã cinzento e voltava a desligar-se. Rapidamente percebi que não íamos passar dali.

Single User Mode

Numa pesquisa rápida na net, no PC cá de casa, descobri uma dica num fórum que sugeria iniciar o Macbook em Single User Mode, ou seja, pressionando as teclas Command + s, durante o arranque e depois na linha de comandos escrever /sbin/fsck -fy seguido de Enter. Pelo que percebi, esta instrução é suposto fazer uma verificação da consistência do sistema de ficheiros do mac, corrigindo eventuais problemas.

Pois bem, no meu caso não resultou uma vez no final do processo, obtive uma mensagem que dizia não ser possível corrigir os problemas encontrados devido a qualquer coisa relacionado com um “Invalid sibling link“. 

A solução

Após mais umas pesquisas na net, descobri a solução num artigo do Mac OS X Hints, em http://www.macosxhints.com/article.php?story=20070204093925888, e consiste basicamente nos seguintes passos:

  1. Arrancar o Mac a partir do CD ou DVD de instalação do Leopard, ou seja, pressionando a tecla C, durante o arranque;
  2. Após a aplicação de instalação carregar, ir à barra de menu, ao item Utilities e clicar em Terminal;
  3. Escrever df e procurar pela drive na qual o sistema do Mac está montado (não sei se esta é a forma mais correcta de traduzir mounted para português) para o podermos desmontar. No meu caso era dev/disk0s2;
  4. De seguida escrever umount /dev/disk0s2 , substituíndo disk0s2 pelo local onde o sistema estiver montado;
  5. Escrever  fsck_hfs -r /dev/disk0s2, substituíndo disk0s2 pelo local onde o sistema estiver montado e aguardar que o processo de verificação do disco seja concluído.
  6. Ao contrário do que é dito nalguns comentários ao artigo do Mac OS X Hints, não é necessário voltar a montar o disco, pelo que basta reiniciar o Mac. Pelo menos no meu caso isso foi suficiente. 
  7. É provável que no final, necessitem de ir às Utilities > Disk Utility, no qual deverão seleccionar o vosso disco e depois clicar em “Repair Permissions” 

Como é provável que a verificação do disco, não consigo resolver todos os problemas, apenas os necessários para o computador voltar a arrancar, caso passem por uma situação semelhante, sugiro vivamente que após conseguirem reiniciar as vossas máquinas, façam um backup das mesmas e depois re-instalem tudo, de forma a evitar possíveis surpresas no futuro.

  • http://iruel.net Bruno

    É estranho que o Leopard tenho problemas com o filesystem quando ocorrem crashes – não é suposto ter journaling no HFS+?

  • nuno s.

    http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20080530/apple-lanca-correccoes-para-sistema-operativo
    Nem de propósito!!! encontrei logo esta noticia… será ke te resolveram a fonte dos teus problemas?

  • ricardo lopes

    Olá, por acaso n me sabem dizer se conseguem arranjar o “papaya 1.1” sem ser shareware? Abraço