Definições da Web 2.0

Uma das secções da dissertação de Mestrado que estou a escrever é sobre a nova Web, na qual abordo sucintamente a Web 2.0, a Web Social, a Web Semântica e a Web 3.0.

No que diz respeito à Web 2.0, este é claramente um trabalho inglório, uma vez que não existe uma definição consensual. De entre as muitas definições existentes para a Web 2.0 (e acreditem, que quando digo muitas, não estou a exagerar), estou totalmente de acordo com o João Pedro Pereira e com o Paulo Querido, uma das melhores definições é a proposta por James Snell, publicada em Maio de 2005:

A friend of mine asked me today what all the recent talk about “Web 2.0” was about. Knowing that he was familiar with linux, my response was “chmod 777 web”. He understood.

De acordo com James Snell a Web 2.0, é a chmod 777 Web, numa metáfora ao facto do comando chmod 777, em sistemas Unix, permitir que um utilizador possa ter permissões de leitura, escrita e execução de um ficheiro ou directoria. Ou seja, na Web 2.0, um utilizador pode ler uma entrada da Wikipedia ou uma notícia publicada no jornal El País (read), pode escrever uma entrada na Wikipedia, ou um comentário a uma notícia do semanário Expresso no seu blogue (write) ou pode mesmo criar a sua própria wiki ou um documento no Google Docs (execute).

E para si, qual é a melhor definição para a Web 2.0, existente por ai?

  • http://pontodomira.blogspot.com José Rui Abreu Mira

    Para mim, a melhor definição para a Web 2.0 está aqui

  • http://www.asourceofinspiration.com Armando Alves

    In One more definition of web 2.0:

    “Web 2.0 is the set of technologies and platforms that enable the delivery to multiple mediums of constantly updated rich internet applications, amplified by the collaborative nature of online networks and new forms of publishing.”

    Or the short version:

    “It’s a bunch of neo-geeks with DSL, sharing a lot of fun stuff”.

  • http://blog.invisivel.net/ Filipe Correia

    Hugo,

    A tua tese vai estar disponível livremente?
    Acho que gostava de a ler 🙂

  • RuiSeabra

    Para mim, a melhor definição de Web 2.0 é… Hype.

  • Pingback: Definição mais consensual de Web2.0

  • http://blog.karlus.net Carlos Andrade

    Por acaso a analogia do chmod 777 não quer dizer *apenas* isso que escreveste. Ficaste por 1/3 da explicação completa. É preciso saber o que um chmod 777 representa em Unix para a perceber a brilhante comparação. Um chmod 777 não se afecta apenas o utilizador. A analogia é muito mais abrangente do que a explicação que dás. Compreende o dono da informação, tu e os outros utilizadores… basta ler o manual do comando para lá chegar.
    De todos ainda foi o Paulo Querido que o explicou melhor…

  • http://blog.lisbonlab.com HugoNS

    @José Rui Abreu Mira
    Também conheço esse vídeo fantástico do Prof. Wesh, que tb está referido no meu trabalho;

    @Armando Alves
    A tua proposta também está excelente. obrigado.

    @Filipe Correia
    Em princípio irá ser publicada, neste espaço algures, com uma licença Creative Commons.

    @Rui Seabra
    Cada um tem a sua preferida. É claro que existe muito hype à volta desta nova Web, porém acho que definitivamente a experiência da Web actualmente em nada se compara à experiência que tínhamos da Web em 97 ou 98, por exemplo. Pessoalmente prefiro chamar a esta nova geração da Web, a Web social (sem qualquer relação com o paper “The Social Web: Creating An Open Social Network with XDI”)

    @Carlos Andrade
    Obrigado. Tens toda a razão. Erro meu. Para a próxima vou tentar explicar melhor o chmod 777.

  • http://flowers.home.sapo.pt/Panoramas/ Valter Jacinto

    Para mim Web 2.0 significa PARTILHA (Fotos e Videos online) e INTERACÇÃO (adicionar Fotos no Google Earth via Panoramio.com).

  • http://imezzo.wordpress.com Daniela Bertocchi

    Olá, escrevi um artigo académico sobre a Web 2.0.
    Se houver interesse para o seu mestrado, entre em contacto.
    Abraços,
    Daniela.

  • RuiSeabra

    Para mim, a melhor definição de Web 2.0 é… Hype.