MacBook: primeiros dias

Tal como referi, num dos meus últimos posts, troquei finalmente o meu velho PC de secretária, por um MacBook branco, Core 2 Duo 2,16 GHz, com 1 GB de memória e SuperDrive.

Basicamente, depois de muitos anos como utilizador de PCs, ora com diferentes versões de Windows, ora recentemente, com o Ubuntu, sou um Switcher, ou, mais correctamente, um utilizador Mac.

Porém e para falar verdade, esta não é a minha experiência com Macs. No ano passado, durante alguns meses utilizei um Mac Mini (PPC) emprestado, que apenas serviu para confirmar as minhas expectativas e aumentar a vontade em ser um switcher, de pleno direito.

Passado quase uma semana, devo dizer-vos que estou muito contente, por várias razões, entre as quais:

  • comparativamente com o meu actual portátil do trabalho (um Fujitsu Siemens Lifebook, parado há alguns dias), o MacBook é brutalmente mais rápido, sobretudo no arranque;
  • o Exposé do qual sou inteiramente fã, uma vez que acho que é extremamente útil para quando se tem muitas janelas abertas;
  • as inúmeras aplicações freeware existentes com as mais diversas funcionalidades;
  • a facilidade com que se instalam novas aplicações;
  • o facto do corrector ortográfico estar presente em todas as aplicações;
  • e tantas outras coisas… que neste momento não me recordo, mas que tornam a sua utilização super intuitiva, e sem stress, como por exemplo ser possível mover um ficheiro aberto de uma pasta para outra, sem existir qualquer problema;

Exposé

É claro que nesta fase, também existem aspectos menos positivos, mas perfeitamente naturais, como por exemplo a necessidade de aprender novos atalhos ou novas metodologias de funcionamento (na maioria dos casos bastante intuitivas e rápidas de aprender), ou ter de procurar aplicações Mac, que substituam as que costumava utilizar no PC. Felizmente o que não falta na Internet são aplicações Freeware Mac. Até ao momento já instalei:

Neste momento ando há procura de 3 aplicações, de preferência gratuitas, para as quais aceito sugestões:

  • Um editor de HTML, PHP e CSS;
  • Um editor de texto, a partir do qual pudesse actualizar o meu blogue (caso exista tal aplicação);
  • Uma aplicação para correr programas Windows, porque infelizmente ocasionalmente vou ter essa necessidade. Neste momento, estou a pensar comprar o Parallels, mas se existir uma solução gratuita, tanto melhor.

É claro que também se aceitam sugestões de outras aplicações, que considerem ser uma mais valia para aumentar a produtividade no MacBook.

  • http://logon.com.pt José Carlos

    Como editor de texto gratuito: TextWrangler. Se quiseres um editor melhor e que engloba vários produtos num só, tenho de recomendar o Coda, da Panic. É excelente.
    Para instalares o windows, o VirtualBox, http://www.virtualbox.org/. É gratuito, mas confesso que ainda não testei a utilização.
    Como editor para o blog, não sei se o journler o fará correctamente, mas podes sempre pensar em comprar o ecto. Se entretanto alguém sugerir um, gratuito, também vou ver. 🙂

    Outras sugestões:
    – O Appdelete, para remover os programas e respectivos ficheiros espalhados pelas dirs;
    – O MarcoPolo que altera automaticamente as definições da rede baseado em regras;
    – O Linotype FontExplorer X para a gestão das fontes;

    Assim de repente são os que me lembro.

  • http://luminescente.com/afterdark/ Pedro Cardoso

    Editor de texto, há vários.

    Gratuitos, Smultron (opensource) e o Textwrangler.

    Shareware: SubEthaEdit, Coda (usa o motor do SubEthaEdit), TextMate.

  • http://sixhat.wordpress.com/2007/01/18/vencedores-e-perdedores-no-mercado-do-livro/ David Rodrigues

    Olá,

    Bem vindo ao mundo MAC.

    Quanto a Blogar há uma série de alternativas para o poderes fazer, quer online quer offline.
    Vê a entrada “Blogs: Escrever sem estar online”.

    Quanto a editor de HTML+PHP+CSS o excelente Textmate parece ser o cavalo de trabalho no Mac mas também há uma série de alternativas.
    Vê a entrada “4 alternativas ao Textmate”

  • http://digitalip.carlosserrao.net Carlos Serrão

    1. O Textmate e o Coda são muito bons. Uma alternativa muito mais cara é o Macromedia Dreamweaver. Tens também o Eclipse, e o EasyEclipse (http://www.easyeclipse.org/site/distributions/php.html);

    2. Tens o Ecto (é o que eu uso, mas é pago), tens o Qumana (gratuito, mas em Java) ou ainda podes usar o Journler (que é tb muito bom);

    3. Sugiro o Parallels (que recentemente comprei). Já experimentei quer o Virtual PC, quer o VMWare, mas sem dúvida que o que o Parallels oferece, bate de longe a concorrência. As alternativas open-source, confesso que não as testei.

  • http://sixhat.wordpress.com/2007/01/18/vencedores-e-perdedores-no-mercado-do-livro/ David Rodrigues

    O link “Blogs, escrever sem estar online” está errado:

    é este

    Desculpa esta duplicação de comentários.

    Um abraço
    David.

  • http://www.nonsensebb.com Dextro

    Já sugeriram por aqui o Eclipse para o editor de HTML/CSS e eu devo acrescentar o Aptana que é basicamente a mesma coisa mas pronto, é para não ser esquecido. 🙂

  • http://philmindspot.blogs.sapo.pt Phil

    Depois de ter escrito um post sobre a tua mudança, não podia deixar de reagir a este post, sendo eu, também um switcher.

    Muito do que eu podia sugerir já está referenciado. Ainda assim, vou repetir algumas sugestões e tentar acrescentar mais alguma coisa:

    Um editor de HTML, PHP e CSS;
    Um editor de texto, a partir do qual pudesse actualizar o meu blogue (caso exista tal aplicação);

    – Neste caso, daria sempre duas opções, uma vez que as duas aplicações até se podem complementar, dependendo do objectivo do utilizador. A escolha recaíu também sobre duas aplicações que são gratuitas/open-source:

    Para o primeiro caso, o mais indicado será o Aptana;
    Para o segundo caso, será o Smultron.

    Ainda há o excelente Coda, mas é uma aplicação paga. De qualquer forma, foi uma das primeiras aplicações que experimentei no meu no Mac, e foi uma excelente aplicação para entrar neste novo mundo.

    Para a terceira opção, não posso recomendar nada, porque estou desesperadamente a tentar afastar-me de vez, do mundo Windows. (embora, reconheça que um dia, também posso necessitar de instalar uma aplicação do mesmo género, para fazer a virtualização do windows.)

    Aproveito e deixo outras sugestões:

    – Segurança – Alguém como eu, que vem do windows, vai sempre achar que precisamos de Anti-virus e firewall. E se calhar, partindo desse pressuposto, estamos se calhar a tomar medidas preventivas e necessárias, sobretudo depois das notícias dos últimos dias. Mesmo assim, mais de um mês depois, é que tive a preocupação de fazer uma pesquisa nessa área e encontrei para anti-virus o ClamXav e como firewall o WaterProof.

    – Gravação – Sem dúvida, recomendo o Toast, mas que é um programa pago. (Embora, haja sempre forma alternativas de o adquirir)

    – (Quase) Alternativa ao iTunes – Para os que estão habituados ao conceito do Media Player do Windows, o Cog, pode ser uma escolha alternativa ao iTunes e gratuito. (acredito que haja mais e melhor)

    – Personalização e optmização do sistema – Aqui recomendo o Deeper, uma ferramenta open-source que permite alterar algumas funções do Mac OS X, que o System Preferences não dispôe ou não permite.

    – Messenger – Como indicaste no post, já tens o Adium, mas poderá anexar uma excelente ferramenta de alertas no ecrã, que funciona com mais aplicações do Mac. Estou a falar do Growl. Excelente é a palavra para o definir.

    – Imagem/Editor – Se trabalhas com Photoshop e não queres “perder tempo” com o programa da Adobe, recomendo o gratuito Gimpshop, uma versão optimizada do Gimp, cuja apresentação é colada ao photoshop.

    – Manutenção do Sistema – Neste caso, recomendo o IceClean. Confesso que só o utilizei uma vez, porque fiz as alterações que necessitava e nunca mais lhe peguei, talvez por não ter necessidade de o fazer.

    – DVDs/Rip – Caso tenha esse hábito, existe o MacTheRipper. Ainda não o utilizei.

    – Mail – Para os utilizadores do Gmail, existe actualmente o MailPlane, em versão Beta, que é uma aplicação que transforma o Gmail, numa aplicação interna do Mac, uma vez que conseguimos através de alertas do Growl e do Dock, ter acesso rápido ao Gmail.

    – Barra de Menus – Para se quer antecipar e ter uma barra de menus com transparência, como no futuro Leopard, existe a aplicação MenuShade.

    – Ficheiros RAR – Para abrir e descompactar ficheiros RAR, existe o UnRarX.

    – Aspecto do Mac – Para uniformizar o aspecto do Mac, para mim, esta é a primeira aplicação que devemos utilizar no Mac. Estou a falar do UNO. Obrigatório!

    – Spotlight – À excelente ferramenta de pesquisa do Mac OS X, podemos adicionar o Google Importer, que permite que na pesquisa surjam links replicados através do Google. O único senão desta aplicação, é o facto das pesquisas ficarem um pouco mais lentar, porque fica a aguardar resposta do Google, embora o tempo de resposta não seja assim tão alto.

    Não quero com estas sugestões dizer que são as melhores aplicações, são aquelas que tenho instaladas, esperando naturalmente que possam ser boas dicas para antigos e novos utilizadores de Mac, porque todos os dias, esta máquina consegue surpreender-me.

    Abraço,
    Phil

  • http://www.carlosduarte.org Carlos Duarte

    Mais algumas sugestões para aplicações gratuitas 😉

    – MacFusion (transferência de ficheiros)
    – Google Notifier (avisos do Google)
    – Qumana (editor de blogues)
    – Xampp (servidor php/mysql)

    Bem-vindo ao Mac, mas nada de fundamentalismos 😉

  • http://mywheel.net/blogpt Mario Lopes

    Aahhh, eu disse-te que irias ficar contente com a mudanca 🙂

  • Pingback: lisbonlab » MacBook: outras aplicações

  • Diogo Lopes

    Olá, eu estou indeciso entre comprar um portátil MacBook ou um portátil Windows como o Sony Vaio ou HP que se encontram ao mesmo preço mas com mais memória, etc. O que acha?

  • http://blog.lisbonlab.com HugoNS

    Caro Diogo Lopes
    Ao final de mais de 4 meses de utilização aconselho vivamente a compra de um Macbook.
    Se precisar de mais informação, não hesite em contactar-me por email.

  • Danielle

    Bom, estou namorando este “pretinho lindézimo_ 13” ha algumas semanas… e sinceramente ja me apaixonei! Só fiquei na duvida e acho que é normal.. a “mudança”… mas sinceramente, algumas mudanças traz mais alegria a vida!! adorei os vossos comentários e só me deu mais certezas para adquirir um MAC…
    Também não vejo a hora!! do resto.. ja vi que se precisar de algumas dicas já arranjei alguns colegas.. certo?
    abraços
    Danielle

  • Leonor

    Ola
    Tenho um HP que ja teve bastantes problemas, sou uma fã da apple e sempre adorei ter um mac book branquinho, mas nao queria que passase das 13” e queria com mais do que 1gb alguem me pode dar algumas informaçoes sobre este computador ? Posso instalar o word, power point etc 2003? quanto a internet posso continuar a usar a kanguru ?
    quais sao as diferenças para o windows ? tenho de comprar o xP a parte ?
    o computador passa dos 2000 euros ?
    Obrigada canotah_patricio@hotmail.com

  • Juliana

    tem cabo magnetico que fixeee

  • Leonor

    Bem, hoje la vou eu ao el corte ingles, comprar o macbook.

  • Leonor

    Ola, esta tudo a correr optimamente bem, menos a internet, nao se instala, nao sei a palavra passe de administrador, alguem me sabe dizer como mudo de sessao ?

    Vou hoje mesmo mandar instalar a internet, visto que sozinha nao consigo..
    Estou a adora-lo

    Alguem me pode dar umas dicas. ….. ? …………………..
    -.-

  • Rosa

    Alô Mac fans!
    Acabei de comprar o MacBook pretinho e estou deliciada! É lindo e muito amigável, só me falta mesmo saber trabalhar com ele, hehe.
    Bom, se tiver dúvidas venho cá. Já vi que sugestões não faltam mas ainda nem sei quais as correspondências portanto não me vou por a fazer downloads à doida. 🙂
    Até breve!!!

  • Ruben

    Olá a todos!
    Sou trabalhador frequente de pc, mas sempre adorei os macbook, resolvi comprar, por isso estou com alguns problemas iniciais!
    Como utilizadores mac, que aplicações aconselham me a instalar
    Ja agora conhecem alguma aplicação de matemática para mac, tipo desenhar gráficos e geometria?
    bem espero não vir arrepender de ter passado para o lado da mac!

  • http://www.designbytiagopiriquito.com Tiago Piriquito

    Olha acerca do windows no Mac, aconselho mesmo fazeres isso com o bootcamp que ja vem no Mac. Cria duas partições a parte dos dois sistemas operativos e é perfeitamente fiável. Eu utilizo os dois sistemas no Mac e ate agora nao vi nenhum problema de funcionamento. Com isto tem a possibilidade de escolher qual o sistema a utilizar quando liga o computador

    cumprimentos
    Tiago