WordPress: Editor Visual avançado

Até à versão 2.0 do WordPress, um dos primeiros plugins que inevitavelmente instalava era o ChenPress, que consistia num plugin do conhecido editor de texto FCK.

Com a introdução do TinyMCE, como editor visual do WordPress 2.0, deixei de utilizar o ChenPress. As funcionalidades do editor visual das versões WordPress 2.0 e superiores pareciam-me mais do que suficientes, sendo que em qualquer situação mais exigente, era sempre possível ir ao modo “Code” acrescentar alguma tag que não esteja disponível, como por exemplo um Heading 3.

No entanto, recentemente fiz uma instalação do WordPress que irá ser actualizada por pessoas sem quaisquer conhecimentos de HTML, pelo que era muito importante ter um editor visual mais rico, que permitisse entre coisas, definir que um determinado sub-titulo, tivesse um Heading 3.

Uma das minhas primeiras ideias foi instalar o ChenPress, porém antes de ir por esse caminho, lembrei-me de procurar possíveis hacks que permitissem acrescentar mais funcionalidades ao visual editor existente na versão padrão do WordPress 2.2. Então não é que descobri que o editor visual que a maioria das pessoas utiliza (como podem ver na imagem seguinte) é apenas a versão básica do mesmo.

editor visual básico do WordPress

Através de 2 ou 3 teclas de atalho, dependendo de se utilizar o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, é possível activar o modo avançado do editor visual, tal como podem ver na próxima imagem.

Editor visual avançado do WordPress

Ou seja, se no Internet Explorer, carregarmos simultaneamente em ALT+V, e no Mozilla Firefox, em SHIFT+ALT+V, activamos ou desactivamos o modo avançado do editor visual do WordPress. Apetece-me perguntar, lembrando um prestigiado jornalista português, “E esta hein?“. É impressão minha, ou esta é uma funcionalidade desconhecida da esmagadora maioria dos utilizadores do WordPress? Será que é uma funcionalidade secreta?

  • http://blog.delaranja.com Andre Ribeirinho

    Não fazia a minima ideia. Activar e desactivar no the fly é muito útil! thanks.

  • http://www.o_meu_mundo.blogger.com.br nexinha

    bom eu tentei fazer aquilo do alt+v e tal mas… não percebi para que servia visto que aquilo está em ingles e além disso eu e a internet é a loucura aliás eu e os pcs mesmo =| mas obrigado pela informação aprendi mais qualquer coisa nova. 😉

  • http://joaomartins.entropiadesign.org João Martins

    Muito obrigado pela dica! Claro que em Mac o “alt” é substituído pelo “ctrl” (e o Internet Explorer não é opção 😉 ) mas funciona lindamente.
    E que jeito que dá.

    Agora só faltava mesmo uma forma rápida de aplicar classes e estilos CSS definidos no tema, com pré-visualização incluída e passava a ser um super-editor.
    Se encontrar forma de fazer isso, avise, OK?

  • Pingback: diário de bordo

  • Pingback: ENGRENAGEM - Media e Tecnologia: blog sobre jornalismo, citizen journalism, blogosfera e novas tecnologias

  • http://ruicruz.forunsbb.com Rui Cruz

    Grande funcionalidade
    Não preciso, porque se precisar de formatar “coisinhas” vou ao código HTML, mas certamente é útil para muita gente.

    Rui

  • nexinha

    bom eu tentei fazer aquilo do alt+v e tal mas… não percebi para que servia visto que aquilo está em ingles e além disso eu e a internet é a loucura aliás eu e os pcs mesmo =| mas obrigado pela informação aprendi mais qualquer coisa nova. 😉