Blogreporters – uma visita ao passado

Nos últimos tenho andado em arrumações, aqui no “laboratório”, uma vez que vou mudar de “instalações”. Em breve irei deixar o alojamento da Bluehost, para passar para um espaço mais moderno e acolhedor, na Dreamhost.

No meio de todos os backups que é necessário fazer num processo tão complexo e sensí­vel como este, encontrei a pasta do Blogreporters. Há algum tempo que não visitava o subdomí­nio que na altura que crie para o efeito – news.lisbonlab.com, tal como o blog, em WordPress, como não poderia deixar de ser, que ainda pode ser consultado em http://news.lisbonlab.com/index.php.

Apesar de tudo, e no meio de alguma tristeza, nesta subita visita, acho que foi um projecto muito interessante, bem estruturado e planeado, com uma imagem gráfica decente, incluindo o logótipo e um guia editorial bem definido. Porém tal como referi anteriormente, provavelmente aquele não era o timming mais apropriado para um projecto desta natureza, ao mesmo tempo que eu não tinha (e infelizmente continuo a não ter) a disponibilidade temporal, para que aquela ideia pudesse ser uma ideia de sucesso, que ajudasse estudantes de jornalismo e outros. Mas sem dúvida, que foi uma experiência enriquecedora, que valeu todo o esforço.

Tal como referi há quase 1 ano, quando o Blogreporters fechou portas, continuo a acreditar que existe espaço em Portugal para um projecto deste tipo (seja ele suportado num blog ou em qualquer outra plataforma), um projecto em que voluntários possam escrever e publicar conteúdos de qualidade, artigos de opinião, entrevistas, reportagens, foto-reportagens, etc.

Quem sabe no futuro, noutro contexto e com outras circunstâncias não possamos criar um projecto desta natureza, com sucesso, em Portugal?

  • nuno santos

    Ora e se me permites, deixa-me dizer-te que tens toda a razão. Era e é um projecto muito válido e fora do mainstreaming o que o tornaria ainda melhor e mais interessante. Espero que num futuro próximo o projecto avance.
    Força companheiro a luta continuará!!!
    Um Abraço daqueles….