Conferência Wireless Cities 2006

Cannes - Wireless CitiesTal como tinha referido no meu penúltimo post, na semana passada estive em Cannes, França, numa conferência sobre cidades Wireless. Porém ao contrário do que tinha pensado, não me foi possível ir relatando a evolução da conferência, uma vez que apesar de se tratar de um evento sobre Wireless, apenas existia uma rede Wi-Fi aberta disponível no 4.º piso do “Palais des Festivals“, na área dos expositores.

Apesar de não ser o meu tipo de conferência, demasiado formal, foi uma conferência muito interessante. No entanto, foi interactiva o suficiente para conhecermos e falarmos com algumas pessoas e estabelecermos alguns contactos.

Nos 3 dias em que se realizou a conferência e o workshop pré-conferência a que assisti “Public-Private Partnership“, pude conhecer os mais importantes projectos wireless que estão a ser implementados por esse mundo fora, como é o caso de Filadélfia, São Francisco, Phoenix ou Portaland, nos Estados Unidos, e ainda Londres, Amesterdão, Paris, Barcelona e Moscovo na Europa, entre muitos outros, como a futura eco-cidade Dongtan na China.

Em síntese, independentemente do modelo de negócio, da estratégia de preço ou das tecnologias utilizadas, tudo parece indicar que o futuro, a curto ou a médio prazo, irá passar por cidades ou regiões com redes wireless, muito provavelmente Wi-Fi, que permitirão uma total mobilidade para os utilizadores da Internet.

Por último, resta-me dizer que Cannes é uma cidade bem simpática, bem organizada, com uma marginal muito agradável junto ao mar mediterrâneo e uma marina enorme com barcos, veleiros e iates, verdadeiramente impressionantes.