A neutralidade da Internet…


Save the Net Now
…ou se preferirem o acesso livre à web.

A primeira vez que me lembro de ter lido alguma coisa sobre o assunto foi no livre “Nós, os Media” do Dan Gilmor. Porém, apenas com os mais recentes posts do Paulo Querido (http://pauloquerido.net/2006/11/neutralidade_questao_politica_mundial) sobre a Neutralidade da Internet, com vários links bastante relevantes para artigos sobre o assunto (http://weblogger.wordpress.com/2006/11/03/nao-a-internet-a-duas-velocidades/ | http://teseeantitese.wordpress.com/2006/10/23/acerca-da-net-neurality/ | http://en.wikipedia.org/wiki/Network_neutrality), é que tive noção do debate que existe, desde há algum tempo a esta parte nos Estados Unidos da América.

Decididamente, este é um assunto a acompanhar, uma vez que a web como a conhecemos actualmente sofrerá, de certeza, consequências negativas se o o fim da neutralidade da Internet se concretizar.

Felizmente parece que os resultados das recentes eleições norte-americanas foram bastante positivas para o movimento a favor da manutenção da neutralidade da Internet:

Internet Freedom Fighters to Take Command in Congress
The election results are good news for anyone who cares about the free and open Internet. Reps. John Dingell (D-Mich.) and Ed Markey (D-Mass.) — both strong supporters of Net Neutrality — will most likely take command of telecommunications…

No entanto, esta foi apenas uma batalha ganha, onde o importante será ganhar a guerra.

  • http://weblogger.wordpress.com [ cjt ]

    [OFF TOPIC]
    Bom dia. Saíu a LISTA.
    [http://weblogger.wordpress.com/2006/11/09/203/]
    Divulguem.
    Abraços,
    CT