View Sidebar
Novo design e novas funcionalidades

Novo design e novas funcionalidades

3 September 2006 10:14 pm0 comments

Desde 1 de Setembro, que o lisbonlab tem um novo design e algumas funcionalidades novas.

Como se poderão lembrar, ainda há alguns meses mudei o template deste blogue, numa alteração radical de aspecto gráfico, suportada em alguns plugins “AJAXianos“.

Apesar de continuar a gostar do template “SevenGreen” tenho de reconhecer que, para mim e para o tipo de “blogging” que faço, ele tem 3 deficiências:

  • Antes de mais, o template “SevenGreen” foi concebido dentro da filosofia de outros templates como o Hemingway (http://warpspire.com/hemingway), que na minha opinião, preconizam a evolução da tradicional apresentação dos blogues, dos 5 ou 10 posts por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo para um maior destaque de, no máximo, os últimos 2 textos publicados. No entanto esta evolução apenas funciona com bloggers, que raramente publiquem mais do que um post por dia, normalmente artigos extensos. Ou seja, com o template anterior, quando publicava mais de um post por dia, ou mesmo, 2 posts, em 2 dias seguidos, havia sempre o risco do post mais antigo passar despercebido aos leitores que se deslocam ao website (acredito que ainda existe muita gente que leia blogues sem usar agregadores/leitores de conteúdos).
  • Por outro lado, o template “SevenGreen” não primava pela usabilidade, quer pela colocação da navegação secundária, de extrema importância num blogue na parte inferior do ecrãn mas também pela existência de alguns pormenores pouco intuitivos para o utilizador, através do recurso a AJAX.
  • Por último, e mais importante, o template “SevenGreen” era demasiado impessoal.

Assim sendo, tomei a decisão de voltar à fórmula inicial, criando para esse efeito um novo template, com uma série de novidades que apelidei de GreenLisbon.

Em primeiro lugar, este novo template está optimizado para uma resolução de 1024 x 768 pixeis, uma vez que acredito que a maioria dos utilizadores usa esta resolução. Não tenho conhecimento de estudos sobre a resolução dos monitores em Portugal, mas nos EUA, de acordo com o Jakob Nielsen (http://www.useit.com/alertbox/screen_resolution.html) apenas 17% utiliza monitores com uma resolução 800×600 pixeis.

De seguida há assinalar a implementação de 4 plugins novos:

E a integração com a minha conta do coComment (http://www.cocomment.com/?box), que permite aos leitores do lisbonlab, acompanhar os meus comentários na blogosfera.

Por último, mas não menos importante, finalmente criei um logótipo para a marca “lisbonlab” e o respectivo favicon.

Naturalmente, o template “LisbonGreen” ainda não está totalmente concluído, faltando limar algumas pequenas arestas, nomeadamente corrigir pequenas correcções no css e criar uma folha de estilo para o modo de impressão, mas pelo menos é desde já XHMTL 100% válido.

Como sempre, os vossos comentários e sugestões são muito bem vindos.