Blogues organizacionais em português

Já aqui expressei por várias vezes, sobretudo, após o meu trabalho académico “ O papel dos blogues na comunicação organizacional“, que considero que os blogues, entre outras ferramentas da nova web, podem ser uma importante mais valia para as organizações, tanto internamente (na melhoria do espírito de equipa, na partilha de informação e como repositório central do conhecimento da organização), como externamente (na promoção dos seus produtos, das suas marcas, ou mais importante, no fortalecimento das relações com os seus clientes, potenciais clientes e restante sociedade).

Felizmente, são cada vez mais os exemplos, por esse mundo fora de organizações que adoptaram os blogues como um importante meio de comunicação.

Em Portugal, que se tenha conhecimento, ainda são poucas as organizações que têm blogues, no entanto este número tem vindo a aumentar.

Felizmente uma das empresas que recentemente lançou o seu blogue, é uma agência de new media, com o qual colaboro ocasionalmente, e que é também, um dos parceiros da SHiFT, a Active Media Solutions.

De acordo com o seu texto de apresentação, o active.blog pretende ser:

“um espaço de conversa, divulgação e comentário às tendências do mercado na área da comunicação e multimédia”

…onde é suposto os colaboradores da agência participarem.

Independentemente da minha ligação a esta empresa, acho que não estou a exagerar se afirmar que estamos perante um óptimo exemplo de utilização dos blogues no contexto organizacional, não só pelos objectos traçados, como pela dinâmica pretendida e, também, pelo webdesign, simples e minimalista.

Espero honestamente, que outras empresas portuguesas sigam este exemplo e criem os seus blogues, dando uma imagem mais transparente e humana de si.

Nota final: Estou a tentar criar uma lista de blogues organizacionais portugueses pelo que caso tenham conhecimento de empresas portuguesas ou outras organizaççoes com blogues, por favor informem-me via email.

Nota pessoal: este post fez-me lembrar as noites perdidas na realização dos estudos sobre os blogues e deu-me vontade de retomar a elaboração da minha tese de mestrado, centrada nos blogues.

  • http://blog.delaranja.com Andre Ribeirinho

    Olá Hugo,
    dado o estado quase embrionário da blogoesfera portuguesa (comparada com a Americana) acho que o exemplo da Active Media é muito bom e mostra de alguma forma o caminho que pode ser percorrido pelas empresas que estejam dispostas a mudar os seus meios tradicionais de comunicação.

    Também por este atraso da blogoesfera acho importante o contributo de trabalhos como o que estás a desenvolver na tua tese. Estou curioso sobre os resultados do teu trabalho que penso ser pioneiro a nível nacional.

    Um abraço,
    André

  • http://politicatsf.blogs.sapo.pt js

    … neste momento os blogues ainda não têm o peso que deveriam ter na sociedade portuguesa…no entanto acredito que se estes conseguirem sobreviver e não forrem engoldos pelos pseudo-blogs recheados de mentiras ou de fofoquices poderão em breve tornar-se numa importante ferramenta para que todos nos possamos exercer a tão afamada, mas maltratada cidadania
    FORÇ’AÍ!
    js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

  • http://ydvxdpsm.com/ijhj/yeoe.html Dean
  • http://ydvxdpsm.com/ijhj/yeoe.html Zane