View Sidebar
Novo aspecto visual

Novo aspecto visual

7 May 2006 3:00 pm7 comments

Depois de há quase 1 ano neste espaço, a utilizar o WordPress e o theme “connections” chegou o momento de fazer algumas mudanças neste blogue.

Há algum tempo que andava a pensar em mudar o aspecto visual do lisbonlab, para algo mais minimalista na linha do theme “Hemingway”. Após algumas experiências com diferentes themes do WordPress, finalmente consegui encontrar uma solução que me agrada bastante.

Assim, aproveitei a actualização do WordPress, da versão 1.5.2 para a 2.0.2 para implementar o theme SevenGreen, um theme minimalista 1 em 3 colunas criado por mim a partir da adaptação do theme SG/Dark, do Thomas Silkjær da “The undersigned”, cujo Ajax (funcionalidades de pesquisa e comentários) foi desenvolvido por Seven Goslings. Para as restantes funcionalidades adicionais, como o “ler mais”, o lisbonlab utiliza ainda os seguintes plugins:

O que mais me agrada nesta solução é a sobretudo a sua simplicidade, que se revela no facto de quando se entra no blogue a zona mais central ser ocupada com o último post, com o menu principal numa barra superior e a restante navegação na barra inferior. A localização do formulário de comentários no topo da página numa coluna lateral ao texto do post foi é que também me agrada.

Em principio não existem bugs significativos a assinalar, mas ainda me faltam fazer algumas coisas:

  • Criar uma stylesheet para o modo de impressão;
  • Implementar o plugin “WordPress Related Entries”
  • Corrigir 2 ou 3 erros para que o lisbonlab seja XHTML válido.

Fico a aguardar os vossos comentários, sugestões ou críticas ao novo aspecto visual deste vosso espaço.

Por último, resta-me referir que, nesta onda de mudanças, também o Feed RSS mudou. A partir de agora, apesar do endereço antigo continuar a funcionar, gostaria que passassem a utilizar o seguinte endereço:

  • Marco Campos

    O theme está engraçado, mas o verde claro dos links em cima do fundo branco fica um bocado dificil de ler…

  • http://http//weblog.jcraveiro.com/ João Craveiro

    Em tempos, também tive os comentários assim, em sidebar, em vez da forma tradicional (por baixo do post). Sou é mais adepto de que o formulário deve estar depois dos comentários, já o objectivo de comentar é acrescentar algo novo à discussão, e assim como está fomenta-se a prática de comentar sem ler o que já foi dito (da mesma forma que os lavatórios devem estar mais perto da saída do que os urinóis, senão ninguém lava as mãos :P).

    Já agora, junto-me à crítica do Marco Campos em relação aos links, mas com outra nuance: não só o contraste não é muito agradável, como a única que os distingue do texto normal é a cor. Utilizar um sublinhado ou um bold seria uma boa ideia (mas é apenas sugestão).

    De resto, muitos parabéns. :)

  • http://weblog.jcraveiro.com/ João Craveiro

    P.S.:

    Ainda sobre os comentários (só o pude observar depois), achei interessante a opção por ordenar os comentários do mais recente para o mais antigo.

    Sempre me intrigou como é que, se os posts são ordenados assim, se difundiu a prática de ordenar os comentários (a esses mesmos posts) de forma inversa. ;)

  • http://www.lisbonlab.com Hugo

    é isso é… o verdinho no brnaco fura os olhos :-)

  • JoJo

    pois… o log estava activado onde não devia. O comentário do verdinho é meu. Já agora corrijo “branco”… mas o verde continua a furar os olhos.

  • http://maracuja.homeip.net António Manuel Dias

    Prefiro os comentários ordenados do mais antigo para o mais recente, uma vez que é relativamente frequente, nas repostas a um artigo, acontecerem diálogos entre o seu autor e os comentadores ou mesmo entre comentadores; e não é natural ler uma conversa de baixo para cima (a não ser para utilizadores do Outlook habituados ao estranho hábito do top-posting).

    Já para os artigos prefiro a ordem inversa, porque o artigo que desejamos ler é, usualmente, o mais recente.

  • http://www.lisbonlab.com Hugo

    Obrigado, pelos vossos comentários.
    Realmente tenho de escurecer o verde dos links e provavelmente adicionar-lhe um negrito ou um sublinhado.
    Em relação à ordem dos comentários, tenho de repensar qual a minha solução preferida.

  • Pingback: Chão de Papel » Blog Archive » LisbonLab