Encerramento do BlogReporters

Após 6 meses de existência, o projecto BlogReporters fecha as suas portas.

Tenho por filosofia de vida, nunca desistir de nada, no entanto, por vezes temos de reconhecer os nossos erros. Não me arrependo de ter lançado o BlogReporters, porém devo reconhecer que tive alguma ingenuidade em avançar com este projecto.

Eis os principais motivos para o encerramento do projecto BlogReporters:

1. Antes de mais, pessoalmente não tenho tido, nem prevejo que venha a ter, a disponibilidade temporal que um projecto deste género e com este modelo necessita para ter sucesso, sobretudo quando além da minha ocupação profissional, este ano, tenho uma dissertação de mestrado para concluir e uma conferência internacional sobre novas tecnologias para co-organizar.

2. O patrono pensado para o projecto que inicialmente aceitou o convite, nunca mais se mostrou disponível para este projecto. Ao mesmo tempo, apenas dois jornalistas aceitaram o convite para colaborar com o BlogReporters, assumindo o papel de Editores, nas áreas de Desporto e Tecnologia, uma peça importante em todo o modelo de publicação. Os jornalistas convidados para as restantes áreas (“Nacional”, “Política”, “Economia” e “Cultura/Lazer”) recusaram colaborar ou simplesmente não responderam ao convite. Em consequência, até à data apenas existem quatro artigos publicados.

3. Apesar de ter existido uma grande adesão ao projecto, de alguns colaboradores terem demonstrado alguma pro-actividade e dinamismo, através da submissão de textos de qualidade, a maioria dos autores não submeteu para publicação um único texto.

4. Neste momento, as pessoas para quem este projecto foi pensado (principalmente estudantes de jornalismo e outros candidatos a jornalistas) tem diversas ferramentas à sua disposição, através das quais podem demonstrar todo o seu valor, como a WikiNews, o DoMelhor, o Digg ou o Newsvine, para não falar de que podem sempre criar o seu próprio blog.

Continuo a acreditar que existe espaço em Portugal para um projecto deste tipo (seja ele suportado num blog ou em qualquer outra plataforma), um projecto em que voluntários escrevem e publicam conteúdos de qualidade, artigos de opinião, entrevistas, reportagens, foto-reportagens, etc. No entanto, para que um projecto deste tipo tenha sucesso é necessário ter uma equipa de administração coesa, com muita disponibilidade para este desafio e sobretudo que os colaboradores tenham iniciativa, porque no final de contas, o sucesso ou insucesso deste tipo de iniciativas está sempre dependente do seu empenho.

Quem sabe no futuro, noutro contexto e com outras circunstâncias não possamos criar um projecto desta natureza, com sucesso, em Portugal?

BlogReporters