Adobe forgets Apple

I just heard in “ Dan Gillmor’s blog”, in “OSx86 Project” and in “macnn: read me first”, that Adobe will not deliver native Intel versions of his main products (Photoshop, Flash, Dreamweaver, Illustrator) until 2007. If you think that since June 2005 it’s public that new apple computers will have Intel processors, how can Adobe take so many months to deliver products for those new Apple computers? Aren’t adobe’s users mainly mac’s users?  (Update at 11h21m of 3rd February, 2006)

AdobeAppleIntelMac

  • Paulo Moura

    Vou responder em português que é mais fácil. Pensa mesmo que a maioria das vendas da Adobe vem de utilizadores da plataforma MAC? Se procurar por essa informação verá que deve ser uma relação do tipo 70-80% de vendas da Adobe para PC/Windows e as restantes nos MAC. Se a Adobe deixou de desenvolver o Premiere para o MAC porque a Apple tem o iDVD, não foi porque o iDVD é melhor mas sim porque as vendas eram muito baixas. Enquanto o produto Premiere é para profissionais o iDVD serve para a maioria de utilizadores caseiros…

  • http://www.lisbonlab.com HNS

    Caro Paulo Moura
    Pode ter toda a razão relativamente à relação das vendas entre PC/Windows vs Apple.
    No entanto, de acordo com a imagem tipo que tenho do utilizador Mac (se calhar errada), acho que maioria é utilizadora de aplicações Adobe, pelo que a Apple os devia ter em mais consideração.
    E já agora, eu partilho da opinião de outras pessoas, que prevém que o número de utilizadores de Macs vai aumentar nos próximos anos.

  • http://cloud.be Rob

    Unfortunately that seems to be Adobe’s attitude towards OSX for the near future. That’s also the case with (former) Macromedia’s products, and we can see just that with the recent release of Flex 2 public beta (Windoze only), with no expectations for an OSX version (which is weird, since Flex Builder is based on Eclipse, it should be cross-platform).

  • http://tudo-sobre-nada.blogspot.com Carlos Rodrigues

    @Paulo Moura: A Adobe deixou de vender o Première para Mac, não por causa do iDVD, mas por causa do Final Cut Pro.

    Agora, o Photoshop é o líder incontestado no seu segmento, e no Mac especialmente. Não faz sentido deixar os utilizadores de Mac a ver navios, especialmente porque para cada 10 utilizadores de Mac, 7 devem usar o Photoshop.

    O facto do Photoshop ser mais popular na plataforma Windows, é apenas resultado da maior dimensão do mercado. No entanto, é também nessa plataforma que a Adobe mais sofre pela pirataria, portanto não me admiraria nada se as versões Mac fossem mais rentáveis (proporcionalmente ao mercado) do que as versões Windows.

    O que acontece é que a Adobe deve ter problemas para fazer as alterações necessárias. Quem estiver a usar o Xcode pode gerar versões Mac x86 sem grandes problemas, mas quem não o estiver a usar vai ter grandes dificuldades. Como ainda não existe uma grande base de “Mactels”, eles não devem estar com muita pressa…

  • Paulo Moura

    O meu comentário inicial era para realçar que a Adobe não vendia maioriatariamente para a plataforma Apple/MAC

    Podem analisar os resultados da Adobe aqui http://www.adobe.com/aboutadobe/invrelations/pdfs/ADBE_Q405_IR_Datasheet.pdf

    Deste documento, verificamos que as vendas para a plataforma Windows varia entre 67% a 75% do total.

    Mas podemos ver que se os MAC representam menos que 3.2%(O valor será ainda menor mas estou a utilizar a percentagem da Acer, quinto maior em termos de quantidade de pc’s vendidos em 2004, podem consultar em http://www.gartner.com/press_releases/asset_117925_11.html, não tem nenhuma informação sobre a Apple para o mercado global) das vendas de pc’s novos em 2004 e esse mercado representa 25/26% das vendas da Adobe, eles estão a menosprezar uma fonte de receitas.

    Mas se é como o Steve Jobs afirma(pelo menos este ano, nos anos de apresentam do G5 não era assim) os MACtel são 2 vírgula qualquer coisa mais rápidos que os G5 e as aplicações vão correr à volta de 70% da velocidade normal quando forem executadas sobre Rosetta, ainda ficam a ganhar em termos de velocidade… Quem acreditar nesta historinha que diga EU.

  • Pingback: Online Casino