Feed Icons

Durante a semana passada correu o boato que o Internet Explorer 7 (IE7) iria adoptar o ícone laranja do RSS (ou outros feeds) do Mozilla Firefox, informação confirmada no blogue da equipa do IE7, no post “Update on the feed icon”, baseada num outro post da equipa RSS “Icons: It’s still orange”.
 
Pessoalmente acho que são óptimas notícias. Finalmente uma boa ideia da equipa do IE7, no entanto esperemos é que o IE7 corra os standards do CSS2.
 
Enfim, mas adiante. Na sequência da decisão da equipa do IE7, Matt Brett, lançou uma iniciativa no qual apela para que se generalize o ícone do RSS do Firefox, como o ícone identificador dos conteúdos sindicáveis: 
 
"Harmonize
By adopting this icon as the identity of syndicated content…"
Para todos os que não são apreciadores de laranja, Matt Brett sugere que se use o mesmo ícone, porém com outras cores. 
"Customize
Not a fan of orange? Download the package and customize the icon to your liking. We believe that as a symbol, the feed icon is recognizable enough that it doesn’t need to be restricted to one colour."
 

Dado a quantidade de pessoas que estão a aderir a esta ideia, Matt Brett lançou um site dedicado unicamente a esta iniciativa – FEED ICONS, disponível em http://feedicons.com/, onde poderão fazer download de um ficheiro zip com o este ícone em diferentes formatos (AI, EPS, PSD, PDF, PNG, JPG, GIF). Caso prefiram poderão optar por fazer o dowload deste ficheiro directamente aqui no //lisbonlab.

  • http://weblog.jcraveiro.com/ João Craveiro

    Sim, não há nada de mal em usar outra cor que não o laranja — o ícone é reconhecível per se. Aliás, neste momento, ali em cima da barra de endereço do meu Firefox 1.5, o ícone que aparece é azul escuro (acho é que tem a ver com o theme). 😉

  • cajo

    A ideia é óptima, pelo menos para o Mozilla Firefox, pois vê assim algo criado por si a ser utlizado de forma massiva na internet e a servir, a partir de agora, como um ícon de referência no ciberespaço. Espero é que não venha a existir no futuro a ususpação deste ícon, pois isso seria de muito má fé. Mas a internet tem destas coisas, está sempre a pregar partidas!

  • Pingback: ENGRENAGEM