Netvibes instead of Live.com

NetvibesIn the last couple of weeks there’s been a lot of hype about Microsoft and its newest strategy – Live, Windows Live, Office Live, and the new portal Live.com. Based on the information available at the moment, everyone assumes that Live.com will be the center of this new strategy.

Many people think that one of those days, probably in 2006, we will be presented with a "windows.live.com", a "office.live.com" and "so_on.live.com". Actually, Live.com is the only service available related with the Live strategy, a customizable homepage to face, I think, MyYahoo.

After trying Live.com I have to ask Microsoft if this is the best that you can do, regarding customizable homepages and web-based services. How is it possible that someone could define Live.com as his Home Page?

If you like the idea of having your own homepage customizable with your preferences, and you dislike MyYahoo or Google Homepage, I would like to introduce you Netvibes at Netvibes.com.

First of all Netvibes has a great design, clean and minimal. But more important, Netvibes has a lot of good features, which you can customize:

  • An excellent feed reader (importing OPML included);
  • A Web Search using one of this search engines: Google, Yahoo, IceRocket, Wikipedia;
  • Weather forecast;
  • Webnotes;
  • Gmail integration (displays the last unread messages at your Gmail account)
  • Bookmarks with tagging;
  • Writely documents Integration (a fantastic tool available at www.writely.com);
  • Flickr Integration;
  • A Price Watch;

In the future, this French team expects to add other features in work like:

  • To do lists;
  • Feeds research;
  • Color themes;
  • Etc.

If case of doubts, give it a go, I’m sure that you will be easy convinced.

P.S.1: Netvibes works perfectly with Firefox, in contrast with Live.com, which has several bugs.
P.S.2. Netvibes has a portuguese interface.

NetvibesMicrosoftMicrosoft LiveLive.comMyYahooGoogle

  • Hugo Fernandes

    Felizmente já integrei o netvibes no meu dia-a-dia. E não imaginam (ou imaginam) o quanto me facilita as coisas. Sempre actualizado, cultural e profissionalmente, e com tudo o que preciso para navegar nos meus bookmarls à mão. E as webnotes são um excelente auxiliar à minha falt de memória… 😉

  • http://spaces.msn.com/members/shadeofwindows Victor

    Parecem muito semelhantes, e de tudo o que disseste que o Netvibes possui o Live.com também possui, e este incorpora ainda a extensabilidade dos gadgets que não vi no Netvibes.

    O Live.com funciona com o ff tem um pequeno glitch no search mas parece que vai ser prontamente corrigido, mas parece-me uma questão de gosto.

    No meu caso como tenho conta no Windows Live Mail, a integração dá-me algum jeito ;o)

  • http://www.lisbonlab.com HNS

    Victor, ao contrário do que dizes, pelo que pude verificar pela minha experiência no Live.com, o portal da Microsoft não possui todas as funcionalidades do Netvibes.
    1. Antes de mais, por enquanto não tem qualquer sistema semelhante ao Writely, talvez quando surgir o Office.live.com;
    2. Ao nível da pesquisa, no Live.com estamos limitados a pesquisar no MSN Search, enquanto no NetVibes podemos escolher 1 de 4 search engines, incluindo a Wikipedia, cada vez mais útil;
    3. Não descobri no Live.com nenhum “gadget”, como é referido nesse portal, ou “modulo”, como é referido no Netvibes, onde pudessemos acrescentar webnotes, uma funcionalidade que eu acho muito útil;
    4. Não existe um módulo de bookmarks no Live.com. Existe um favorites.live.com, que por enquanto não parece ter qualquer integração com o Live.com.
    5. O agregador/leitor de RSSs do NetVibes é substancialmente melhor que o do Live.com.
    6. O Live.com ainda não tem qualquer interface português (nem mesmo português do Brasil como o do Netvibes);
    E é claro, que poderia ser uma questão de gosto pessoal, mas no que me diz respeito, é mesmo uma questão de funcionalidades, associado a um bom design.
    Mas lá está, cada um faz as suas escolhas 😉

  • http://andr3.net andr3

    Desde que lançaram o serviço que é a minha homepage. 😀 Não quero outra coisa…

    Só há uma coisa que falta (axo eu) e que o Windows Live tem. Exportar para OPML… não é que eu vá fazer daquilo o meu “main” feed reader, mas se adicionar alguma feed ali, nao posso dp exportar o OPML se um dia me quiser mudar. *shrugs* Mariquices. 😉

  • http://spaces.msn.com/members/shadeofwindows Victor

    Hugo,

    1. O processador de texto online, para mim tem pouco valor, mas é para mim, e sim o OfficeLive em principio vai ter não apenas o processador de texto… ;o)
    2. Tens razão utiliza apenas o motor msn já que o serviço anda à volta das propriedades da msn, mesmo que utilizes a extensabilidade dada pela criação de gadgets não será igual…
    3. Tens de procurar aqui http://microsoftgadgets.com/gallery/
    4. Terá com o browser, mas já existe um gadget que garante a integração para já
    5. O leitor de rss de facto tem mais funcionalidade
    6.Tens razão

    Eu acho mesmo uma questão de gosto, porque não sinto falta do que mencionas não existir, e neste momento em qq um destes serviços a velocidade, quer de correcção de problemas quer de implementação de nova funcionalidade vai ser grande… ;o)

  • Sérgio

    O desenvolvimento de um projecto na web tem algumas particularidades que os tornam diferentes, nomeadamente a questão do “publicar cedo, publicar frequentemente”.

    Parece-me que a Microsoft fez pelo menos metado – publicou cedo.

    Se, nos próximos tempos, assistirmos a correcções do código e melhorias frequentes, a Microsoft está de parabéns.

    Ficamos a aguardar.

  • http://www.lisbonlab.com HNS

    Ok, Victor.
    Tens razão, é uma questão de gosto e sobretudo da importância e utilidade que cada um de nós reconhece nas diferentes funcionalidades disponíveis nos 2 serviços. ;). Entretanto vou continuar atento à evolução do Live.com.

  • cajo

    sem dúvida que o Netvibes é um excelente recurso. graças a este post já ando a explorar, todos os programas a ele associado como é o caso do Writely, que me parece também uma excelente ferramenta.
    em frente!

  • Pingback: // lisbonlab // v.2 » Reflexões sobre RSS [2]

  • Pingback: // lisbonlab // v.2 » Netvibes - versão anise

  • Pingback: cheap viagra uk

  • http://andr3.net/ andr3

    Desde que lançaram o serviço que é a minha homepage. 😀 Não quero outra coisa…

    Só há uma coisa que falta (axo eu) e que o Windows Live tem. Exportar para OPML… não é que eu vá fazer daquilo o meu “main” feed reader, mas se adicionar alguma feed ali, nao posso dp exportar o OPML se um dia me quiser mudar. *shrugs* Mariquices. 😉