Ainda a propósito do dia da Usabilidade, comemorado no passado dia 3 de Novembro, diariamente somos confrontados, nos ecrãs dos nossos computadores, com 2 situações especÃficas que não consigo compreender:
- A maioria dos utilizadores do Windows (independentemente da sua versão) tem a sua “Taskbar†na base do ecrã (definição por defeito). Ora, para mim, e julgo que para a maioria das pessoas, sobretudo utilizadores de portáteis, o posicionamento da "Taskbar†na base, é muito desconfortável, porque nos obriga a curvar a cabeça para visionarmos correctamente essa área do ecrã. Pessoalmente prefiro a “Taskbar†no topo do ecrã, mais ao nÃvel dos olhos, onde a coloquei à sensivelmente uns meses. Desde então já não quero outra coisa. Nem imaginam a confusão que me faz, quando tenho que utilizar um PC com a “Taskbar†no seu local natural.
- A maioria dos sites e muitos blogues (actualmente, já só uma minoria) insistem em ter os seus menus principais numa barra lateral, encostada à margem esquerda. Confesso que não sei, se em termos de usabilidade esse é o local mais correcto, mas eu prefiro ter o menu encostado à barra lateral direita, parece-me mais prático, uma vez que o rato é guiado com a mão direita. Será natural?






Posts
07.11.2005 @ 19:55h
Boas.
Eu pessoalmente prefiro a taskbar em baixo, talvez por não usar portátil no dia a dia. Uma das questões é que estou habituado a empurrar o rato na direcção topo-direita para fechar janelas.. Se tiver a taskbar no topo, jah nao posso fazer isso.
É por isso que a usabilidade é algo tão importante. Cada utilizador tem a sua maneira de utilizar o sistema.
Por exemplo, Eu gosto de quando acabar de ler um post num blog, ter ali perto o link para comentários… Hoje em dia, cada vez mais se ve o link para comentários no topo do post. Não digo para não porem no topo, mas ponham também no final. Redundância não faz mal a ninguém. Já dizia eu ontem ao JCraveiro.
Do menu na esquerda, creio ter mais a ver com a direcção em que lemos. esquerda->direita. Pessoalmente, em blogs, gosto de ter os links do lado direito. Noutros sites, não tenho preferência. Acho que é um hábito criado pela maioria dos blogs. Mas também se começam a ver disposições alternativas.. Em baixo. (http://www.7nights.com/asterisk/)
(btw, tens um bug no live preview. se o comentário ultrapassar o tamanho da textbox não se consegue ler o que se escreve. Parece que falta fazer scroll até ao final da textbox)
E com isto, desculpa o comentário-testamento.
07.11.2005 @ 19:58h
Boas.
Irei realizar o primeiro de muitos comentários neste magnÃfico blog.
Em relação à 1ª situação, concordo plenamente. Eu próprio utilizo a taskbar no topo do ecrã. Devido a trabalhar com vários programas que têm funcionalidades na base do ecrã, e como tenho a taskbar em auto-hide, muitas vezes a taskbar sobrepunha-se aos botões de funções do programa. Mais frustante era quando tinha uma janela de conversação do messenger activa e tinha de clicar nela só para me sair de cima dos botões. Obviamente que esse problema resolvia-se abolindo o auto-hide, mas aà perdia espaço útil para trabalhar.
Quanto à segunda questão, compreendo-a e penso que essa tua dúvida se prende ao facto de usares bastente o portátil. De facto, quando se projecta um website para ser usado por um target que recorre muito a portáteis (target esse definido por diversos factores) é aconselhável e é uma regra de webdesign que o menú de navegação se encontre do lado direito. Isto tem uma explicação simples. Se o menú estiver colocado do lado esquerdo e quisermos fazer um scroll à pagina através do mousepad do portátil torna-se muito incomodativo e nada prático ter de ir com o rato de uma ponta à outra do ecrã para voltar a clicar num botão. Dessa forma, coloca-se o menú do lado direito para que a transição usual de menú para scroll seja mais prática.
Acho que isto responde um pouco à tua dúvida.
Abraços.
Hugo Fernandes.
07.11.2005 @ 20:50h
Bem em relação à primeira situação tens toda a razão e no meu caso também coloquei a taskbar no topo do ecrã.
Em relação ao ponto 2, eu penso que a colocação do menu no lado esquerdo ou direito está mais relacionado com a dita “importância” de conteúdos.
No caso dos blogs, que deverão ter entradas diárias/várias vezes por semana, o importante é as entradas, e dado o nosso sentido de leitura (esquerda-direita) apresenta-mos primeiro as últimas entradas do blog.
No caso de por ex. um site de Serviço (Câmara Municipal, ISP’s, Etc) penso que o menu já deva estar no lado direito uma vez que à partida as pessoas que se deslocam a esses sites vão para utilizar os serviços e não tanto ler “apenas” a primeira página.
07.11.2005 @ 21:12h
he he, há já alguns meses toquei exactamente nesse assunto do posicionamento da taskbar e dos menus laterais.
08.11.2005 @ 1:26h
A taskbar no topo tem o problema de se confundir com os menus, reparem que as taskbar utiliza botões de profundidade infinita (i.e. eu posso apontar o rato para baixo a toda a velocidade que não ultrapasso nunca a taskbar), o mesmo se passa com os menus/botões das aplicações, pelo que não é bom “misturar” as duas coisas.
Relativamente aos menus do lado direito, tens razão de que é melhor, é tudo uma questão da lei de Fitts (ver http://www.paradigma.pt/~sab/index.php?entry=entry050410-234823). É que do lado direito fica muito mais próximo da slide bar dos browser e logo mais acessÃvel.
08.11.2005 @ 2:19h
Pessoalmente acredito que os menus na esquerda, no caso de blogs, são um erro. Primeiro informação a seguir o menu com as alternativas.
No caso de outros sites ter o menu na esquerda ali á mau de semear é preferivel visto que a informação que pretendemos raramente aparece na 1ª pagina.
Controlo o mouse com a esquerda, sou canhoto e tenho preferencia por menos do lado direit nos blogs, acho que fica melhor.
08.11.2005 @ 11:57h
Concordo com a teoria - temos uma mais correcta postura por olhar para a parte superior do ecrã.
No entanto, a grande parte do meu tempo em frente ao computador é passado a olhar para a ferramenta que estou a usar - centro do ecrã. A taskbar absorverá no máximo 10% do meu tempo total.
Assim, a colocação da taskbar em cima, acaba por prejudicar a postura por “empurrar” mais para baixo o programa que estou a usar.
Claro que isto é válido apenas para mim. Uma das principais questões da usabilidade é o facto de “cada caso é um caso”.
11.11.2005 @ 16:02h
bom acerca do taskbar penso que depende da posição e da máquina, talvez no portáteis seja mais prático o topo… eu nunca experimentei no topo…
Quanto aos menus do lado direito… ao ver isto reparei que quando não necessito de usar o rato… com a mão no rato ou não ele está quase sempre no lado direito…
Causa Scroll??!! não sei se calhar este tambem está à direita por algo… lei de Fitts … talvez seja melhor o PQ do Scroll estar no lado direito e em baixo!?
Talvez a maioria das pessoas use o rato á direita do teclado e se o scroll fosse à esquerda o rato andasse constatemente ás turras com o teclado… alguma razão deve haver
24.05.2006 @ 1:48h
credit report com…
doubtfully,capacities unalterably prevented strut dentists Balfour,Trotsky Pipestone free credit report http://free-credit-report.secured-credit-report.com/ …