Notas finais sobre o 2 Encontro de Weblogs

Antes de mais é importante referir o carácter informal do evento que permitiu conhecer vários autores que costumo acompanhar regularmente, como foi o caso do João Canavilhas do Blogue dos Marretas ou o Luís Santos do Atrium (com quem infelizmente acabei por não ter tanto contacto como gostaria) e simultaneamente conhecer pessoas interessantes com blogues muito actuais e pertinentes como o Manuel Matos do Que Universidade?.

Em relação às apresentações do encontro (motivo principal para a minha vinda à Covilhã) é necessário fazer a distinção entre as apresentações individuais (dos convidados) e as apresentações "colectivas" (fruto dos debates das sessões de trabalho dos grupos temáticos.

Nas apresentações individuais (nas quais incluo a sessão de abertura e a sessão de encerramento) é de relevar a intervenção de Ricardo Araújo Pereira, no registo que o caracteriza, pleno de ironia e humor e, principalmente, a apresentação de José Luís Orihuela que encerrou os trabalhos. A expectativa alta que tinha sobre a sua intervenção, dada a sua reputação e tudo o que tenho lido dele, foi claramente superada, sobretudo graças a sua capacidade de síntese e à sua visão objectiva e pragmática da realidade e do futuro. De referir também as apresentações interessantes de:

  • Manuel Pinto com a apresentação dos resultados dos questionários feitos aos participantes no encontro, dos quais destaco a mudança verificada na percepção dos blogues face aos media tradicionais, tendo passado de um meio alternativo em 2003, para um meio complementar;
  • Leonel Vicente com uma excelente retrospectiva da evolução da blogosfera em geral, e sobretudo da blogosfera portuguesa.
  • Paulo Querido sobre a liberdade e os blogues, com uma referência curiosa sobre o RSS (infelizmente tema pouco abordado no evento e que julgo terá um grande impacto futuro, na comunicação mediada por computador)

Sobre as apresentações dos vários grupos de trabalho, julgo que a principal nota a assinalar é que, apesar da pertinência dos vários temas, não houve tempo suficiente para sistematizar as ideias fruto dos debates, o que se traduziu em intervenções, na maioria dos casos, constituídas por ideias soltas. Das 6 apresentações devo realçar a crescente utilização dos blogues no meio académico (secundário e universitário), como ferramenta de trabalho entre os docentes e os alunos, raramente com o apoio das suas instituições.

Em síntese valeu bem a pena a ida a este encontro, quer pelo convívio social quer pelas apresentações e, sobretudo pela oportunidade de ouvir o José Luís Orihuela.

Sugestões para o 3 encontro, a realizar-se no Porto:

  • Etiquetas (crachás) com o nome do blogue e o nome do autor;
  • Workshop sobre como fazer um blogue e como o melhorar;
  • Debater o impacto do RSS(uma tecnologia que eu julgo ter surgido nos blogues) na comunicação mediada por computador.

Nota final: para mais informações sobre o 2 Encontro de Weblogs, recomendo a pesquisa da tag 2encontro no Technorati ou no Flickr, ou a consulta dos seguintes blogues:

2encontroblogsweblogs

  • http://omeubebe.blog.com João

    Tenho estado a acompanhar a tua reportagem do evento, que parece ter sido muito interessante. Novidades sobre blogues empresariais nacionais?

  • http://www.atrium.weblog.com.pt luis santos

    Hugo,

    Falámos, de facto, muito pouco. Peço desculpa, pela responsabilidade que me tocará.
    Não foi possível no Beers&Blogs e voltou a não ser possível no jantar (porque nós, os de Braga, abalamos ao fim da tarde).
    Outras oportunidades, por certo, surgirão.
    Enquanto isso, continuarei a passar por cá com regularidade, para acompanhar posts e iniciativas.
    Um abraço,

  • Pingback: zone41

  • Pingback: get out of debt