ORACLE e SIEBEL

O regresso de férias nunca é fácil, para além do difícil retomar da actividade profissional, com o trabalho acumulado, há sempre os inúmeros emails para ler e responder, os conhecidos e os amigos a quererem matar saudades através do MSN Messenger, os posts em atraso no agregador para ler e a escrita para colocar em dia, sobretudo depois de um início de mês tão activo.

Apesar de a maioria dos tecnologistas ter dado bastante destaque à compra da Skype Technologies pela EBay por aproximadamente 2 mil milhões de euros em dinheiro e acções, para mim mais importante é a compra da Siebel Systems (gigante de software de CRM – Customer Relationship Management) pela igualmente gigante Oracle, pela modesta quantia de 4,7 mil milhões de euros.

Com esta aquisição a Oracle passa a ter na sua posse 3 plataformas de CRM – Oracle, PeopleSoft (adquirida em Dezembro de 2004, por 10,3 mil milhões de dólares) e Siebel, para as quais terá de garantir aos seus clientes, Assistência Técnica e sobretudo Actualizações.

A previsão dos analistas é que a Oracle inclua a Siebel no Project Fusion, do qual já fazem parte a PeopleSoft e a J.D. Edwards (a qual tinha sido adquirida recentemente pela PeopleSoft, quando esta foi adquirida pela Oracle), assegurando a assistência técnica das diversas soluções, ao mesmo tempo que trabalham no desenvolvimento de novos produtos, resultantes da combinação das funcionalidades e desenvolvimentos das várias empresas, agora adquiridas. Resta saber como ficará a relação entre a Siebel e a IBM, principal parceiro no Siebel CRM OnDemand, a mais recente aposta da empresa de CRM.

Assim, será interessante acompanhar a performance da PeopleSoft, da Siebel e da Oracle, nos próximos tempos, uma vez que é bastante comum os clientes das soluções das empresas adquiridas, ficarem inseguros pela falta de informação e sobretudo pela incerteza em relação ao futuro dessas soluções informáticas.

Por último é de assinalar o curioso regresso de Tom Siebel à Oracle, empresa que abandonou em 1990.

 

Informação complementar:
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=264565
http://money.cnn.com/2004/12/13/technology/oracle_peoplesoft/
http://www.internetnews.com/ent-news/article.php/3548081
http://www.infoworld.com/article/05/09/13/Hnsiebeloracleibm_1.html
http://searchcrm.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid11_gci1124048,00.html