Rede de banda larga ibérica

Via Exame Informática, descobri há alguns meses, a “Stratelitte”, uma aeronave de alta altitude, não tripulada, em desenvolvimento por uma empresa norte americana, a Sanswire Networks, LCC. De acordo com esta empresa, a Stratelitte fornecerá acesso à Internet de banda larga para vastas áreas, permitindo que um norte-americano, possa andar pelo país, e por algumas zonas do Canadá com o seu portátil, sempre com acesso à Internet Wireless. Esta aeronave terá uma capacidade de linha de vista desobstruída aproximadamente de 700000km2, uma área semelhante ao estado do Texas e maior do que a área total da Península Ibérica.

Apesar do lançamento da 1.ª aeronave apenas estar previsto para este Verão, parece-me ser um projecto com sucesso garantido à partida, que irá revolucionar o mercado das ligações da banda larga e do wireless.

Numa altura em que Portugal se fala tanto em Sociedade da Informação e do Conhecimento, de Choques e Planos Tecnológicos, de “Ligar Portugal”, de garantir o acesso à banda larga em todo o país (apesar de os operadores – sobretudo Portugal Telecom, garantirem ter todo o país com banda larga – experimentem pedir um ADSL em Vila Nova de São Bento, no Alentejo) e de outros projectos milionários, que em pouco contribuem para o desenvolvimento do país, poder-se-ia equacionar (elaborando os devidos estudos imparciais) a colocação de um Stratelitte na Península Ibérica, por uma entidade imparcial. Os custos seriam suportados por todos os operadores ibéricos interessados em disponibilizar aos seus clientes acesso à Internet em banda larga em qualquer ponto da Península. Imaginem os clientes da Netcabo ou do Clix, poderem aceder à Internet nos seus portáteis em qualquer ponto da Península Ibérica, por uma mensalidade fixa. Utopia ou futurologia?

  • http://comunicartedesign.blogspot.com/ João Paulo

    Seria uma maravilha, caso n fossem depois os preços altos que teriamos que pagar por esses serviços. Pois considero que em Portugal pagamos muito pelos serviços de internet prestados pelas empresas.

    Entretanto caso estejam interessados um Design, basta irem este meu blog.

    Divulguem e adicionem aos vossos blogs. Caso o façam mandem-me um mail para adicionar o vosso também.

    http://comunicartedesign.blogspot.com/

  • Pingback: www experian